sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Nome científico: Saltator similis.

Nome comum: Bico-de-ferro, João Velho, Pixarro.

Distribuição: Da Bahia ao Rio Grande do Sul.

Postura: 2 a 3 ovos.

Habitat: Matas, especialmente a orla.

Incubação: 13 a 14 dias. Fêmeas e jovens: Não há dimorfismo sexual. As fêmeas também cantam e os jovens são iguais aos adultos.

Comportamento e reprodução: São bastante agressivos e territorialistas. Deve ser deixado apenas um casal por recinto. Pode- se tentar a reprodução em viveirinhos de 90 cm de comprimento X 54 cm de profundidade, ou viveiros arborizados. Por não existir diferença entre machos e fêmeas, devido à agressividade, o acasalamento deve ser feito com muito cuidado.

Outras formas: No Brasil existem cerca de onze formas do gênero Saltador, todas relativamente parecidas. Apenas uma das espécies - Saltador atricollis, conhecida por Bico de Latão ou Bico de Pimenta - é bem diferente, pois uma máscara preta desce até a garganta, e o bico é laranja bem carregado.

Tipo de ninho: Em forma de taça. Aceitam perfeitamente ninhos de corda 12 cm de diâmetro.

Tamanho: 20 cm Anel: 3,5 mm

Características: 21,0 cm de comprimento. Trata-se de um dos pássaros nacionais com instinto territorialista mais acentuado. São extremamente valentes na época de reprodução mas no período de descanso costumam ser vistos em bandos. Os cantos mais apreciados em Minas Gerais são o "Bom-dia-seu-chico-boi", "Bom-dia-seu-tio-joão" e o "Curril-curril-boi". Nos torneios mineiros de canto participam das provas de Fibra, Canto Livre e Repetição.